domingo, 9 de agosto de 2020

O QUE É CASAMENTO

 

A DOUTRINA DO CASAMENTO NOS PADRÕES DE WESTMINSTER

SOB A OTÍCA DAS ESCRITURAS SAGRADAS

AULA 01: O QUE É CASAMENTO  ?

Rev. João França.[1]

CFW – CAP.XXIV – SEÇÃO 1: “O casamento deve ser entre um homem e uma mulher; tampouco é lícito ao homem ter mais de uma esposa, ou a esposa ter mais de um esposo, ao mesmo tempo

Introdução:

            Nos dias de hoje o casamento tem estado sob ataque da mídia televisiva radiofônica e impressa. Há muita confusão sobre este assunto inclusive na igreja evangélica de modo geral e nas igrejas oriundas da Reforma de modo específico. Nosso estudo aqui visa esclarecer alguns pontos importantes sobre este precioso tema.

            Inicialmente iríamos considerar o assunto do divórcio, mas observando este tema se faz necessário estudar primeiramente o casamento, pois, somente considerando o matrimônio é possível entender a posição reformada clássica sobre o divórcio e novo casamento. 

I – ASPECTOS DO CASAMENTO:

1.      Uma relação heterossexual [um homem e uma mulher] Mateus 19.5,6 – “5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mat 19:5-6 ARA)” no ato da criação Deus trouxe à existência uma relação entre Adão e Eva e não entre Adão e Ivo.

2.      O casamento é uma relação monogâmica: (Gn.2.24) – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gen 2:24 ARA)” A CFW nos ensina com base na palavra de Deus que a relação que é Criada para o casamento é monogâmica.

 

II – O QUE É O CASAMENTO?

·         O  pensamento moderno nos ensina que o casamento é um acordo de convivên cia

·         A Escritura nos ensina de forma clara que Deus foi o autor do casamento (Gn.2.18-24; 3.10-14)

·         O casamento é uma instituição fundacional (alicerce):

·         a. A sociedade em todas as suas formas depende do casamento para existência.

·         b. o ataque ao casamento é uma forma de rebelião contra Deus que criou o casamento.

·         c. O ataque ao casamento se constitui um ataque a família sendo uma afronta a Igreja:

Ver Gênesis 7: 1; 19: 12-14; Josué 2:19; 6:23; Deuteronômio 11: 6; Atos 16:31; João 4:53; Atos 10: 2; 18: 8. De acordo com Josué 7:14, Deus dividiu a nação em tribos, casas e indivíduos. A palavra "casa" é usada como um edifício físico, o templo e o tabernáculo, a igreja (1 Timóteo 3: 5), uma linhagem familiar (tribo: Mateus 10: 6; Lucas 2: 4) e famílias individuais. Ual dual (Marcos 6: 4; Atos 7:10; 16:31). Uma "casa" incluía todos aqueles que viviam sob o teto (e, portanto, sob a autoridade da cabeça) da casa. Isso incluía escravos, parentes etc. No caso de Davi (Salmo 101: 2), era seu palácio e todos os que viviam nele. Mas ela podia ser tão pequena quanto um casal que morava sozinho. (ADAMS, el matrimonio)

III – FALSOS ENSINOS SOBRE O CASAMENTO.

1.      O Casamento é só para procriação:

a.       Ensino da Igreja Romana. –

b.      Alguns protestantes ensinam essa proposição.

c.       Dentro do casamento a procriação (o ter filhos) é permitido, mas não é base fundamental dele [Gn.1.28 – texto do mandato cultural].

2.      Casamento é ter relações sexuais:

d.      A união sexual não deve ser igualada e união matrimonial.

e.       O matrimônio é uma união que implica em união sexual ( 1ª Co 7.3-5)

f.       Se o casamento e a união sexual são a mesma coisa, então, a Bíblia não poderia falar de relações sexuais ilícitas; e quando tratasse da fornicação (porneia) chamaria de casamento informal; e o adultério não se chamaria de adultério, mas de bigamia informal.

g.      Deve-se lembrar que o matrimônio autoriza as relações sexuais, a lua de mel é santa neste aspecto (Hebreus 13.4)  



[1] Pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil.