sexta-feira, 16 de junho de 2017

A LIDERANÇA DO HOMEM PIEDOSO

A LIDERANÇA DO HOMEM PIEDOSO
Rev. João Ricardo Ferreira de França.

Exposição Bíblica:
Salmos 101:
Texto:
Salmo de Davi

1Cantarei a bondade e a justiça; a ti, SENHOR, cantarei.
 2 Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. 3 Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. 4 Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.  5 Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.  6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.  7 Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos.  8 Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do SENHOR dos que praticam a iniqüidade.
 (Salmo 101.1-8 ARA)

Introdução:

            As famílias cristãs precisam de liderança. Nestes últimos tempos a as famílias estão desgovernadas; pais e filhos estão num navio estão aderiva; há muita falta de liderança na vida igreja e das famílias – os maridos não estão mais governando o lar de forma piedosa, as mulheres não estão sendo submissas aos seus esposos.
            Este salmo é conhecido na história da igreja como o salmo do chefe da família. Aqui reflete a liderança fiel do lar cristão pode ser apresentada neste trecho das Escrituras. Como liderar a família que o Senhor nos confiou?

I – LIDERE A FAMÍLIA COM JUSTIÇA E MISERICÓRDIA (vs.1)
            Aqui nós aprendemos que Davi introduziu um compromisso com a integridade com as palavras inicias deste salmo “CANTAREI a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei” (Salmos 101.1 ACF).
            Davi estava se alegrando na “misericórdia e no juízo”, pois, como rei da nação deveria demonstrar isso. Liderar com esses atributos, assim deste mesmo modo o líder do lar deve proceder, devem governar. Olhando para a prática cristã atual você homem tem governado seu lar com o amor [חֶֽסֶד  - hased]? Nós devemos lembra o que Cristo nos ensina em Efésios 5.25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”.
            O Puritano William Gouge tem algo a nos dizer sobre isso: “Da parte do marido, não existe dever algum que possa ser cumprido corretamente, a não ser que esteja temperado com amor[...] seu olhar, suas palavras, seu comportamento  e todo o  seu agir com a esposa precisa ser temperado com amor [...] Assim como o sal precisa ser a primeira coisa a ser colocada na mesa e a última a ser tirada e ser comido com cada pedaço de carne, da mesma maneira o amor precisa ser a primeira coisa que entra no coração do marido e a última coisa que sai dele e de estar misturado em cada ação relacionada com a esposa”[1]
            De modo similar deve ocorrer com os nossos filhos; pois, não os devemos discipliná-los com excessiva auteridade e severidade, semblante carrancudo, palavra ameaçadoras e ultrajantes, tratamento duro demais, correção severa demais,[...]
            Como devemos corrigir os nossos filhos? Como devemos liderar usando a disciplina?  O pai precisa corrigir  sua esposa e filhos, mas com brandura, cumprindo a lei de Cristo conforme Gálatas 6.1-2: “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.”
            Como proceder na correção de nossos filhos? Outro puritano Samuel Lee nos ensina:
Que repreensões oportunas e prudentes  sejam ministradas de acordo com a natureza  e o tipo das ofensas deles. Começa com brandura; usa todos os argumentos persuasivos para, se possível, atraí-los e cativá-los para os caminhos de Deus.
            Mas, às vezes a repreensão é necessária , até mesmo a repreensão  com um ira santa, caso um membro da família seja contumaz em seus pecados. No entanto, devemos precaver-nos das chamadas explosões do temperamento e de gritos desnecessários. As repreensões devem ser ministradas com muito respeito e humildade.
            Quando não devo repreender a minha esposa? Não devemos repreender na presença dos filhos e dos empregados, para que não enfraqueça a autoridade da mesma sobre os subordinados (filhos e empregados)[2], no caso de faltas cometidas por crianças devemos  repreendê-las em particular, caso não tenho feito na frente de outros. Devemos fazer as distinções entre fraquezas, pecados não cometidos com rebelião, e rebelião ostensiva de forma escandalosa e persistente.  Levemos sempre Efésios 6.4 em nosso coração: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”


II – FAÇA DEVOCIONAIS PESSOAIS (vs. 2)

            Aqui no Salmo 101 ainda somos ensinados a cuidar de nossa própria alma, de nosso próprio coração: “Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. (Psa 101:2 ARA)” Aqui Davi se compromete em ser íntegro porque ele anelava pela presença graciosa de Deus. O termo sabiamente “אַשְׂכִּ֤ילָה  - ‘askilah” – significa “prudência”, “sabedoria”, “saber”. O poeta aqui buscava comunhão com Deus; a busca da santidade á a busca por Deus (Salmos 15.1-5; Isaías 57.15); por isso, devemos mantes uma vida piedosa em nosso lar, buscar comunhão pessoal com Deus.  A pergunta “quando virás a mim”? É a ideia de Deus vim trazer um certa nutrição e vida a alma (alguma benção)

III – COMPORTE-SE COM INTEGRIDADE PIEDOSA EM SUA CASA (vs. 2b)
            Davi ainda nos ensina “Andarei em minha casa com um coração sincero. (Salmos 101:2 ARC)” – a palavra hebraica usada aqui para “sincero” é a palavra “בְּתָם  - betam” – ser correto, o sentido é ser completo. Servir a Deus com um coração bastante piedoso – algo fundamental na vida do líder do lar.
IV – MANTENHA A PUREZA DE SEU LAR (vs.3-5,7-8)

            Como líderes de nossas casas devemos manter um coração puro, uma vida pura diante de Deus e dos homens. O nosso coração não pode ser alimentado pelo engano.  Nossa prática deve ser a vida de piedade (vs.6).




[1] BEEKE, Joel R.; JONES, Mark. Teologia Puritana – Doutrina para a Vida. São Paulo: Vida Novo, 2017, p. 1217.
[2] Veja-se as perguntas do Catecismo maior 130-132.