sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ROMANOS 1.2

SÉRIE DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA:
Livro Estudado: Romanos
Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Texto Bíblico: Romanos 1.2
 [...]separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, (Rom 1:1b-2 ARA)
εἰς εὐαγγέλιον θεοῦ, ὃ προεπηγγείλατο διὰ τῶν προφητῶν αὐτοῦ ἐν γραφαῖς ἁγίαις, (Rom 1:2 BYZ)
INTRODUÇÃO:
            Não há algo mais glorioso na vida cristã do que a mensagem que ela esboça. A mensagem do Evangelho de Deus. Algumas pessoas têm pensado no Evangelho ou Novo Testamento em termos de novidade, é algo novo, novíssimo e assim, esquecem tudo que fora declarado no Antigo Testamento, ignoram a revelação anterior que Deus fez de si mesmo.
            Pois, bem a passagem que temos diante de nós fala-nos que este pensamento é totalmente errado, isto porque, como sabemos o Evangelho de Deus é algo que Deus planejara e anunciara desde os tempos do Antigo Testamento. Olhando para esta passagem poderemos destacar e explorar as seguintes verdades:
1. O Evangelho Prometido.
2. O Evangelho por meio dos profetas.
3. O Evangelho nas Santas Escrituras.
I – O EVANGELHO PROMETIDO.
            O Evangelho de Deus, a sua mensagem, não é uma novidade conforme temos dito. Aqui o apóstolo Paulo lembra-nos exatamente isto. O Evangelho não é um discurso bem elaborado conforme muitos aqui podem pensar – não é mais um sermão, mas de acordo com Paulo este evangelho é a concretização da promessa; na verdade é o evangelho prometido por Deus desde os tempos antigos. O termo grego usado pelo apóstolo para indicar esta verdade é “ὃ προεπηγγείλατο” [ho proepengeilato] – prometido antes!
            O Evangelho da promessa isto tem implicações grandes para nós, pois, é como se Paulo estivesse informando que o evangelho era novidade no sentido de que os eventos outrora prometidos acabaram de acontecer.  Por isso, há uma necessidade de se entender estes eventos à luz da promessa antecipadamente pronunciada. Paulo sempre faz menção a esta promessa, consideremos, por exemplo, o texto de Atos 13.23: “Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus,”.
            Aqui temos o apóstolo Paulo ensinando na sinagoga  de que o filho esperado de Davi já havia estado entre os homens, o descendente de Davi esteve entre nós, diz Paulo – Deus o havia trazido ao mundo para ser o Salvador, mas isto conforme a promessa! Este redentor era o Senhor Jesus Cristo. O santo apóstolo tinha boas-novas para contar, mas estas boas-novas já haviam sido prometidas, a respeito das quais Deus havia falado de muitas maneiras.
            Mas, a onde começa esse anuncio? Onde vemos este Evangelho da Promessa? Bem, considere Gênesis 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” – aqui está o Evangelho Prometido! O Evangelho de Deus é anunciado a Adão e Eva no Jardim do Éden, e todo o Antigo Testamento consiste na apresentação desta promessa, pois, vemos esta promessa sendo anunciada a Abrão em Gênesis 17;  em 2º Samuel 7 temos a promessa de Deus feita a Davi sobre o seu descendente que ocuparia seu trono. Por todas as Escrituras temos esta promessa, temos este evangelho prometido aos homens.
II. O EVANGELHO POR MEIO DOS PROFETAS.
            Isto nos leva para o segundo ponto a ser considerado – o apóstolo Paulo não fica apenas em nos dizer que Deus tinha prometido o evangelho anteriormente, mas ele deseja mostrar  como  Deus o havia prometido.
            O termo profeta tem sido abusado em nossos dias de forma terrível. A maioria dos crentes de nosso tempo pensa no profeta como alguém que advinha o futuro, embora este elemento seja verdadeiro no que se refere ao profeta bíblico, este não é o uso comum do vocábulo nas Escrituras. Ele significa aquele que anuncia a verdade revelada de Deus para o ensino e a instrução do povo da aliança. A expressão grega que nós temos aqui nesta passagem diante de nós é a seguinte: “διὰ τῶν προφητῶν αὐτοῦ”[dia tôn profêtôn autou].
            Alguns poderão pensar que aqui o apóstolo esteja se referindo a categoria de livros conhecido como “livros proféticos” nós ressaltamos aqui que, na passagem em foco, não é a este tipo de livro que o termo “profeta” está sendo empregado, mas aqui se refere à totalidade do Antigo Testamento.
            Note o nosso texto “por intermédio dos seus profetas”. Os que fizeram essas profecias e predições eram homens que tinham sido especialmente escolhidos para realizar esta obra. Eram profetas de Deus! Prediziam e proclamavam a verdade revelada.
            Ao ressaltar que este evangelho foi transmitido por seus profetas. Paulo insta para que os seus leitores não pensem ser o evangelho fruto da mente humana. É exatamente isso que o apóstolo procura assegurar ao usar o vocábulo profeta. Considere isso em 2ª Pedro 1.15-11:
15 Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.
 16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,
 17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
 18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.
 19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,
 20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
            A profecia não é algo produzido pela vontade dos homens, mas Deus, logo o evangelho prometido por Deus, por meio dos profetas é fruto da vontade de Deus. Pedro também em sua primeira carta nos ajuda a compreender o uso do termo profeta feito por Paulo, quando diz em 1ª Pedro 1.10-12:
10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

            Os profetas falaram de Cristo, anunciaram receberam a revelação de Deus e a inspiração para proclamar tais verdades. Então, nós aprendermos que o profeta era o aparelho transmissor de Deus. A revelação lhe era dada; ele era guiado em sua pressão de modo que não cometesse erro algum. Ele comunicava o evangelho de Deus. E para que tal verdade ficasse preservada ele registrava esta revelação de Deus, esta promessa de Deus fora escrita.
III  O EVANGELHO NAS SANTAS ESCRITURAS.
            O apóstolo Paulo prossegue e nos informa que este evangelho se faz presente “nas Sagradas Escrituras” em todo o Antigo Testamento o Evangelho se encontra. Ele deseja mostrar aos seus leitores que o Evangelho não uma ruptura com o Antigo Pacto, mas é uma continuação deste. Claro que ele está seguindo o seu Mestre o Senhor Jesus Cristo em Lucas 24.44-46:
44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia
            Notaram o que Jesus disse? Ele informou que toda a mensagem do evangelho estava contida nas páginas do Antigo Testamento! Estava tudo lá! Como é triste observar que muitos de nós não valorizamos o Antigo Testamento. Que não consideramos que o Evangelho de Deus está lá tão patente que ignoramos suas verdades. Paulo argumentara sobre este aspecto em 2ª Coríntios 3 onde mostra que os Judeus ainda leem a Lei com o véu e não conseguem ver o evangelho de Deus. Não conseguem olhar o Senhor Jesus em cada sentença da Lei. Paulo assegura aqui em Romanos 1.2 que o Evangelho está nas “Sagradas Escrituras”! Está no livro de Deus.
            Isto nos leva para algo mais forte. Observe que Paulo tem a ciência de que a mensagem concernente ao Filho de Deus está “nas Escrituras Sagradas” do Antigo Testamento, ressalto isso porque o Novo Testamento ainda não estava formado quando Paulo fizera esta declaração, então, ele ao evangelizar os judeus ele tinha que provar com o Antigo Testamento que Cristo era o evangelho prometido de Deus – era o Messias tão esperado que o Senhor Jesus era o salvador de seu povo! Ele tinha que mostrar os sofrimentos do Messias, ele tinha mostrar que Jesus era o Servo sofredor de Isaías 53.
            Então, conhecer o Antigo Testamento era de vital importância para igreja neotestamentária. Pois, “nas Sagradas Escrituras” o evangelho de Deus está presente. Paulo ao dizer que Evangelho de Deus, o Evangelho que ele anunciara está contido na totalidade das Sagradas Escrituras, então ele está ensinando que a Bíblia é a autoridade última e final na vida e na pregação da Igreja.
            A doutrina da redenção, da conversão, da regeneração vivenciada e experimentada só é possível se formos até as “sagradas Escrituras”.  O Senhor Jesus corrobora com esta verdade quando diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João  5.39 ARA).
Aplicação: Que verdades nós podemos aprender deste texto?
1. Não duvidar das promessas de Deus: Deus havia prometido, desde os tempos antigos, que haveria uma redenção para o homem caído no pecado, ele o fez, enviou Cristo Jesus ao mundo, para salvar pecadores rebeldes dos quais somos cada um de nós.
2.  Compreender que Deus tem usado os seus ministros para comunicar o evangelho: Sabemos que não profetas hoje na concepção bíblica, mas sabemos que Deus tem levantado homens, pastores ministros do evangelho para nos comunicar a sua verdade já revelada e inspirada.

3 Precisamos valorizar as Sagradas Escrituras, nelas, encontramos o evangelho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário