Salmo 1 – Dois caminhos, dois destinos.
Rev. João Ricardo Ferreira de França
Introdução:
O saltério é bastante conhecido
dos crentes na igreja de nossos tempos. Mas, é bastante negligenciado na
atualidade, Muitos ignoram que o Saltério é a formação de cinco livros (Liv. I cap.1-41; Liv II cap. 42-72; Liv
III cap. 73-89; Liv. IV cap.90-106;
Liv.V cap.107-150).
O Título: A palavra
Hebraica para o título do livro de Salmos é “~yLihit. rp,se” [Sepher Thehilim] cuja tradução seria
“livro dos louvores”. A autoria do livro de Salmos é múltipla, boa parte deles
foi escrito por Davi.
O salmo 1 é
classificado como um salmo sapiencial ou didático é um cântico que evoca a
sabedoria da lei de Deus para uma vida piedosa dos crentes. Este salmo
apresenta dois caminhos e dois destinos; é conhecido como o livro da porta do
saltério. Toda a interpretação dos salmos em certo sentido, perpassa por este
salmo.
I – O CAMINHO DOS JUSTOS (VS.1-3)
A
primeira palavra que ocupa nossa mente neste instante certamente é o termo
“bem-aventurado”. Na língua hebraica temos “אַ֥שְֽׁרֵי (‘asherei)” o sentido aqui é
“que ditoso!” “quão feliz”. O mundo que conhecemos vive a cata de felicidade,
os homens estão desejosos de fugir da tristeza, e por isso, procuram alegria no
sexo, nas drogas, na bebida desenfreada – o homem de hoje quer felicidade a
qualquer custo. Mas, a verdadeira felicidade só é possível quando o homem
procurar trilhar o caminho apontado por
este salmo. Mas, como podemos trilhar o caminho da felicidade que este salmo
nos apresenta?
1. Assumindo algumas posturas negativas:
(a) Não “andar” no “conselho dos ímpios”: o verbo andar aqui
no hebraico “הָלַךְ (Psa 1:1 WTT)”
oferece o sentido de um “estilo de vida” se realmente desejamos alcançar a
felicidade precisamos rejeitar o estilo de vida que não agrada Deus. Aqui no
verso primeiro é nos apresentado uma gradação de atitudes que o homem e mulher
temente a Deus deve tomar “não anda no conselho dos ímpios, não se detém
no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
(Psa 1:1 ARA)” – a palavra “ímpio”[ רְשָׁ֫עִ֥ים
Rasha’im]indica
aquele que conhece a aliança, mas deliberadamente a quebra. Aqui vemos o
processo de decadência daquele que não é bem-aventurado:
1) Primeiro ele se deixa influência pelos conselhos dos
ímpios. Devemos evitar amizades com ímpios que declaradamente são inimigos de
Deus
2) Aquele que não bem-aventurado participa do caminho dos pecadores,
ele vive com o estilo de vida de forma clara;
3) Terceiro, o homem que não é bem-aventurado se indentifica
com o mundo e vive com os escarnecedores. Abraçam o mundo e o mundanismo.
2. Assumindo uma postura positiva para com a Lei de
Deus.(vs. 2)
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei
medita de dia e de noite. (Psa 1:2 ARA)”
Agora o
salmista apresenta o aspecto positivo no qual o homem pode encontrar a
felicidade.
a) Tendo prazer na Lei de Deus: O homem que procura a
felicidade longe da Palavra de Deus está vivendo para a infelicidade. A palavra
Lei “תוֹרַ֥ת (Psa 1:2 WTT)”
significa “instrução”, “ensino”. O prazer do Cristão é conhecer a Lei de Deus.
Estudá-la e amá-la. Na verdade a tradução “prazer” em nossa versão reproduz “חֶ֫פְצ֥וֹ (hefetso)” o sentido
do hebraico que é “deleitar-se” na lei de Deus. Indicando também a ideia de
“propósito” ou “interesse” – o interesse daquele que procura a felicidade é
conhecer a palavra de Deus.
b) Meditando e aplicando a Lei em nossa vida diariamente:
“e na sua lei medita de dia e de noite. (Psa 1:2 ACF)”. O sentido
aqui é que o justo ele “rumina”, como o boi faz com sua comida, a lei de Deus
em sua mente e em seu coração.
O verso 3 nos apresenta os resultados destas posturas dos
justos:
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de
águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo
quanto fizer prosperará”. (Psa 1:3 ACF) - o resultado de se viver segundo a vontade
de Deus é importante para o justo. Ele será próspero. Estão sempre seguros,
pois, suas raízes são alimentadas pela água da palavra de Deus.
II – O CAMINHO DOS ÍMPIOS (VS. 4,5)
Como é o caminho dos ímpios?
1. É marcado pela instabilidade:
“Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o
vento dispersa.”
2. Sem esperança:
“Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os
pecadores, na congregação dos justos.”
III – A GRANDE DIFERENÇA (vs.6)
“Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o
caminho dos ímpios perecerá. (Psa 1:6 ARA)”