IGREJA
PRESBITERIANA DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BA
INTRODUÇÃO
AO DIACONATO.
PROF.
Rev. João Ricardo Ferreira de França
AULA
01: O QUE É O DIACONATO?
DATA
DA AULA: 03/07/2022.
INTRODUÇÃO:
Um dos ofícios mais negligenciados na
Igreja Presbiteriana certamente é o do diaconato; com isso, não queremos dizer
que desprezamos a função e ofício do diácono no que tange a sua atuação, mas
nos referimos a ausência de literatura específica sobre este ofício.
Sobre o ofício de presbítero a literatura é
abundante, uma vez que o sistema de governo presbiteriano enfatiza esse ofício.
Porém, quando ao diaconato lidamos com a escassez de material destinado à
concepção presbiteriana no que diz respeito ao diaconato.
I – O CONCEITO DA PALAVRA
DIÁCONO.
O
Novo Testamento usa uma palavra grega muito interessante para definir as
atribuições deste tipo de ofício. A palavra que nós encontramos é “dia,konoj”[diácono]. Essa palavra carrega o
conceito de “servir”, “ministrar” (ROGERS; RIENCKER, 1995, p.462) Ou seja, ser
um diácono é aquele que serve aos OUTROS.
Neste sentido todos nós somos diáconos, o pastor, os presbíteros e até mesmo os
membros da igreja podem ser considerados diáconos. É assim que se entende a
palavra quando aplicada à nossa irmã Febe em Romanos 16.1
TEXTO GREGO |
TEXTO PORTUGUÊS |
Συνίστημι δὲ ὑμῖν Φοίβην τὴν ἀδελφὴν ἡμῶν οὖσαν διάκονον τῆς ἐκκλησίας τῆς ἐν Κεγχρεαῖς
(Rom 16:1 STE) |
RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, (Rom 16:1 ACF) |
Observamos que a palavra “serve” no texto grego original é
“διάκονον”. E o sentido aqui não é de um ofício, mas
de um serviço. Por outro lado, a Escritura também estabelece o uso para um
ofício designado por eleição, neste caso de vemos que o conceito de diácono
assume duas conotações importantes:
O
sentido estrito (o ofício) ou lato
(serviço de qualquer crente).
II – A ORIGEM DO OFÍCIO DE
DIÁCONO.
O diaconato é
um oficio especificamente existente no Novo Testamento. É o Novo Testamente que
inaugura e instala este ofício devido a dois problemas específico: A expansão
numérica da Igreja e ao conflito entre Judeus e Gentios no que tange a
distribuição diária dos donativos da igreja local.
a. Atos
6.1-7.
Nesta passagem bíblica encontramos a
instituição da primeira junta diaconal na igreja cristã do Novo Testamento. O
texto nos mostra a razão e o processo desta escolha.
É-nos dito no texto sagrado que surgiram dois
problemas na vida da igreja cristã primitiva. O primeiro foi o número
exponencial dos membros novos. Quando se há um crescimento existem também uma
multiplicação significativa das dificuldades e problemas na igreja. E, o
segundo problema foi a “murmuração” dos crentes não judeus contra os crentes
judeus, pois, as viúvas dos primeiros estavam sendo negligenciadas na
distribuição diária (Atos 6.1).
b. A
convocação Apostólica (atos 6.2)
O primeiro passo dos apóstolos para resolver
aquela situação foi convocar uma assembleia eclesiástica para resolver o
problema.
E nesta convocação eles declaram que não
seria prudente abandonarem a vocação que tinham para se dedicar a observar quem
deve ou não receber a cesta básica e os recursos necessários à manutenção.
Pois, eles deveriam se dedicarem prioritariamente
à pregação da Palavra.
c. A
orientação para a escolha (Atos 6.3-4)
Os apóstolos agora decidem orientar a igreja
no processo da escolha de um grupo de oficiais que devam se dedicar a este
serviço (diaconia) específico.
A orientação é marcada pelas qualificações
destes oficiais, consideraremos estas qualificações mais adiante; por hora,
observamos que os apóstolos orientam a escolha passando pelos crivos
importantes na vida do povo de Deus.
Destaca-se aqui a razão para que os apóstolos
procedam com esta orientação para a igreja cristã: “e, quanto a nós nos
consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6.4). Ou seja, o
ofício do diaconato serve também ao ministério da palavra! Pois, os diáconos,
no uso de seus dons viabilizam aos presbíteros docentes a possiblidade de se
dedicarem ao ensino da Palavra e a oração.
d. A
Eleição dos Diáconos (Atos 6.5-7)
Agora lidamos no nosso texto com a escolha
dos homens para exercerem o diaconato na igreja cristã primitiva. Destaca-se
neste bloco do texto sagrado que a escolha é realizada pela própria igreja. Os
apóstolos poderiam indicar e estabelecer os homens para este ofício, mas
optaram para que a igreja tomasse lugar neste processo de eleger os homens que
deveriam se dedicar a este ministério.
A igreja escolheu sete homens, conforme foi orientada a fazer (Atos 6.3); não
se sabe ao certo porque limitou-se a escolha a sete homens.
Alguns sugerem que se deva ao fato de haver
representantes dos diversos grupos (três para os judeus, três para os helenos e
um para os prosélitos); outros dizem que motivou-se por causa do número dos
dons do Espírito Santo (Isaías 11.2; Apocalipse 1.4; Ou o número tenha sido
“escolhido por considerado como sagrado segundo o pensamento dos hebreus”.
Há aqueles que sugerem que o número se baseou
no rito dos sete despenseiros dos ritos pagãos na época da escrita deste texto
bíblico (CHAMPLIN, 2011, vol.2, p.135). Não se sabe ao certo porque se escolheu
e limitou-se a este número; o fato é que a comunidade seguiu à risca as
orientações apostólicas. Após a escolha estes homens são apresentados diante
dos apóstolos e são ordenados com a imposição de mãos do colegiado apostólico.
Aqui temos o surgimento do oficio de diácono na igreja cristã primitiva.
CONCLUSÃO:
Nosso estudo
de hoje procurou apresentar de forma resumida o conceito e o surgimento do
ofício de diácono na Igreja cristã primitiva. Vimos que o termo diácono é uma
transliteração do vocábulo grego que significa “aquele que serve”. Também
observamos que o ofício do diaconato é tipicamente cristão.
A Igreja Cristã da perspectiva do Novo
Testamento inicia este ofício na vida dela devido a dois fatores que ocorreram:
primeiro, a multiplicação dos discípulos; e, segundo o conflito que foi
resultado desse crescimento. Observamos neste estudo que a igreja foi convocada
para lidar com este problema; os apóstolos orientaram a igreja na escolha correta que deveriam tomar para
resolver o problema, pois, a vocação dos apóstolos era a dedicação à oração e ao ensino da palavra. A escolha foi feita pela igreja local e
com isso a igreja continuou a crescer.
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